•  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
  • .
 
 

Os entusiastas da esportividade sabem que a John Cooper Works é a fonte definitiva de produtos de alta qualidade criados especificamente para complementar o espírito MINI, tanto em termos de tecnologia quanto de design.

 

Em sua história, vem oferecendo a motoristas e pilotos uma indescritível experiência de dirigir graças a tecnologias vindas diretamente das pistas de corrida. Uma seleção de equipamentos e acessórios desenvolvida especialmente para cada modelo, conferindo a eles esportividade e um visual único.

O MINI e a John Cooper Works compartilham uma história inseparável. Descubra aqui como tudo começou.

 
 

O revolucionário design do Mini foi desenvolvido por Sir Alec Issigonis em 1956. Seu objetivo era criar um veículo mais econômico em resposta aos altos preços do petróleo.

Tração dianteira, baixo centro de gravidade, uso otimizado do espaço e leveza foram definidos como características fundamentais deste novo modelo. Ao analisar os primeiros desenhos de carro, o visionário das pistas, John Cooper, reconheceu desde cedo que o conceito de um automóvel compacto e econômico poderia ser o ponto de partida ideal para um modelo esportivo. Assim, Cooper começou a fazer mudanças no Mini antes mesmo que o carro chegasse ao mercado. Isso marcou o início da uma história sem precedentes de sucesso no esporte a motor, conectando o nome de John Cooper com façanhas lendárias da Mini.

Em 2000, Michael, filho de John Cooper, fundou a John Cooper Works, que foi posteriormente incorporada à BMW. O ano de 2011 marcou seu retorno à cena dos rallys, com o MINI John Cooper Works WRC.

Hoje, o espírito visionário e toda a herança esportiva do trabalho de John Cooper permanece nos modelos e acessórios MINI John Cooper Works, realçando que a submarca adiciona muita adrenalina e emoção em tudo o que toca.

 
 

A relação entre o MINI e a John Cooper Works tem décadas de tradição no automobilismo, de vitórias em grandes competições e da paixão pela adrenalina ao volante. Ao longo da história, John Cooper Works assinou e adicionou muita esportividade a modelos de toda a família MINI: MINI John Cooper Works, MINI John Cooper Works Clubman, MINI John Cooper Works Cabrio, MINI John Cooper Works Coupé, MINI John Cooper Works Roadster, MINI John Cooper Works Countryman e MINI John Cooper Works Paceman.

No Brasil, você pode encontrar nas concessionárias os modelos MINI John Cooper Works abaixo:

 
 

Além dos modelos John Cooper Works, os Acessórios John Cooper Works Pro também trazem a emoção das pistas para a condução cotidiana. O visual que vai além das faixas no capô e oferece faixas laterais esportivas e design John Cooper Works Pro para o teto, capas dos retrovisores externos e acabamento da entrada de ar, ambos em carbono. E ainda: tapetes de borracha, acabamento da soleira de porta com LED e muito mais, tudo isso com a esportividade John Cooper Works Pro.

 
 

A profunda visão de John Cooper nos anos 1950 e o seu talento para o automobilismo ainda vivem no DNA do MINI nos dias de hoje. O MINI já marcou presença em inúmeros pódios no decorrer dos anos em todo o mundo.Começando pelas três vitórias do MINI Cooper S em Monte Carlo, essa tradição vencedora se repetiu em diversas competições, como o World Rally Championship (WRC) em 2011 e o Rally Dakar, o mais difícil do mundo, em 2012, 2013 e 2014 e 2015, todas as conquistas assinadas por veículos MINI John Cooper Works.

Saiba mais sobre o MINI ALL4 Racing

John Cooper e seu pai fundam a Cooper Car Company para produzir veículos para a Fórmula 3 e, posteriormente, para a Fórmula 1. Alec Issigonis começa a desenvolver um novo conceito de veículo econômico. O Mini Cooper S vence o Rally de Monte Carlo pela segunda vez consecutiva. Mike Cooper, filho de John Cooper, integra o time do BMW Group para lançar o novo MINI.